Responsabilidade e ética: no jornalismo andam lado a lado.

A profissão de jornalista é vista como um sonho. Alguns têm o sonho de ser famosos, ganhar muito dinheiro, viajar pelo mundo e tem aqueles que sonham em mudar o mundo apenas com caneta e papel. O jornalista é um profissional que tem grande poder com as palavras. Ele pode manipular uma informação, falsear uma realidade. Mas também pode convidar as pessoas a refletir, mobilizá-las, construir novos valores e comportamentos.

A responsabilidade do jornalista vem aumentando. Já que a sociedade cada vez mais vive com poucos pensamentos, cumpri e leva adiante o que se ouve. Esse ouvir acaba por ser superficial, pois acolhe o que está ouvindo e depois esquece rapidamente e fica na espera da próxima informação e assim não há a conclusão de nada do que se ouviu. É neste ponto que um jornalista responsável cuida da forma que trará informações ao público tomando cuidado com as palavras e as utilizando para convocar a sociedade a uma nova realidade.

Essa responsabilidade é discutida há algum tempo. Podemos citar como exemplo o relatório da comissão Hutchins, que ao ver crescentes críticas à atuação da mídia por volta do meio do século XX teve como objetivo definir quais eram as funções da mídia na sociedade moderna. O relatório da Hutchins Commission originou a teoria da responsabilidade social da mídia que pode ser resumida em cinco pontos: objetividade, exatidão, isenção, diversidade de opiniões e interesse público.

Um episódio famoso da telecomunicação foi o caso Welles. A transmissão de uma novelização radiofônica do escritor H. G. Wells, ´´A Guerra dos Mundos`` em formato jornalístico. O suposto ataque de Marte ao planeta Terra levou milhares de americanos ao pânico. A irresponsabilidade está no fato de que o jovem radialista estava mal-intencionado, admitindo que o programa não foi inocente. Daí vem à importância do uso sensato do poder que se tem em mãos quando se trata de uma comunicação em massa. Comprovado por pesquisas que a confusão estava ligada à falta de senso crítico, à desinformação de setores da sociedade com baixa escolaridade e a sintonizações tardias do programa.

No jornalismo encontramos outros casos que estão relacionados à responsabilidade e também a ética como retrata o filme ´´O preço de uma verdade``, que faz denúncia da facilidade como um jornalista pode enganar e mentir, transformado histórias fictícias em verdadeiras com naturalidade. Ética no jornalismo é compromisso com a verdade.
O jornalista tem a função de informar, fiscalizar, entreter e educar seu público e por isto, esta profissão exige muito trabalho, dedicação e, principalmente, responsabilidade e ética profissional.

Nenhum comentário: