Um repórter mente e suborna para obter informações de interesse público as quais não teria acesso se identificasse como jornalista.

O homem tem direito aquelas informações necessárias e imprescindíveis para a vida numa sociedade. O jornalista tem como papel informar e mostrar a realidade. Ao associarmos as duas idéias vemos que a sociedade necessita que a impressa a ajude a valer este direito.

As notícias são frutos de negociação entre os jornalistas e as fontes que são a parte mais importante do jogo. E quando se trata de informações em que não são de interesse das fontes em publicar, mas de interesse público, o jornalista deverá utilizar de meios que o ajudem a chegar ao objetivo final que é o de informar o público. Por isto vemos que na maioria das denúncias feitas são criados personagens para chegar ao objetivo do trabalho que não teria o mesmo conteúdo se fosse à fonte se apresentando como jornalista.

Jornalistas são as peças-chaves já que deles depende a qualidade da informação. E para se obter uma informação vale muita coisa só que tudo tem um limite. Sempre deve ser lembrado que o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade fundamental dos fatos.